Não é estranho ouvir falar em reciclagem, é já um hábito normal para os portugueses. Mas já ouviu falar na reciclagem do Metal?
No nosso dia-a-dia, sem darmos conta, o metal é um dos materiais que mais utilizamos, já que o encontramos em embalagens, fios e outros produtos.
O que poucos de nós sabemos, ou preferimos ignorar, é que ele pode e deve ser reciclado, já que este processo não altera as suas características. Ao reciclar estes materiais, garantirá que empresas metalúrgicas destinadas às mais variadas áreas, continuem a produzir todos os produtos do seu quotidiano!
Mas afinal, qual a importância da reciclagem do metal?
Além do seu grande impacto para a protecção do meio ambiente, quando o reciclamos ou compramos metal já reciclado, evitamos que este vá para a aterros sanitários ou, em pior cenário, para rios e matas. Estes materiais demoram mais de 100 anos a decompor-se pelo que, se optarmos por reutilizá-los ou reciclá-los, estaremos a diminuir a nossa pegada no nosso planeta.
Outro facto importante, é que muitos cidadãos fazem desta reciclagem, uma forma de entrarem no mercado, com empreendedorismos que têm tanto de rentáveis como de benéficos tanto para quem vende, como para quem compra.
Como é feita a separação dos metais no processo de reciclagem?
Na primeira fase do processo de reciclagem de metal, os mesmos são separados por tipos e características. Desta forma, alumínio, cobre, aço e ferro passam por processos de reciclagem diferentes.
Como faço a separação deste tipo de material?
Produtos em metal devem ser colocados no ecoponto amarelo! Retire-lhe todos os resíduos que possa ter de outros materiais, como papel ou plástico. Esta atitude, ajudará no processo selectivo dos trabalhadores que, diariamente, transportam as nossas antigas embalagens para uma nova vida!
Quais os metais que posso reciclar?
- Latas de alumínio (refrigerantes, cervejas, etc) e aço (latas de sardinha, patês, tomate enlatado, etc);
- Arames, pregos e parafusos;
- Fios de metal;
- Tampas de metal;
- Tubos de metal;
- Panelas sem cabo;
- Arames;
- Chapas de metal;
- Objetos de alumínio (janelas, portas, portões, etc);
- Fios e objetos de cobre;
- Ferragens;
- Tampas de garrafas;
- Tampas metálicas de potes de iogurtes ou de outras embalagens;
- Papel de alumínio.
Sabia que muitos objetos de metal podem dar vida a novas embalagens e produtos que podem realmente melhorar a sua qualidade de vida?
Hoje em dia, vários são os objetos feitos em metal que podem substituir elementos do nosso quotidiano e que ajudam a práticas e estilos de vida mais sustentáveis.
Palhinhas de Metal em substituição do plástico
De fácil utilização e limpeza, as palhinhas de metal são uma opção para evitar o consumo de palhas de plástico. E sabe que mais? Assim que não precise mais delas, pode sempre reciclar!
Copos de Metal
Embora não tenha de optar por eles em casa, pode sempre levá-los consigo para o trabalho ou em piqueniques, substituindo os copos de plástico que, normalmente, vão para ao lixo!
Embalagens de Metal
Ideais para preservar a temperatura dos seus alimentos, têm duas importantes vantagens: são de fácil limpeza e, se caírem, não partem! Uma ótima opção para os frágeis tuperwares de vidro ou para os “não degradáveis” de plástico.
Conhecia a importância da reciclagem do metal e do quanto ela nos pode ajudar no quotidiano? A MVA apoia esta causa!
Deixe uma resposta